COOLmunidade de autores: António Bizarro sobre Outubro Negro
                      


 ‘Outubro Negro’ é um thriller psicológico que beneficia grandemente da formação em Psicologia, bem como do seu exercício profissional, por parte da autora.
             
 É, porém, quando a história diverge, levando-nos para o reino do sobrenatural, que se revela a veia de ficcionista de Catarina Janeiro, com uma escrita segura que nos apresenta uma trama bem construída, entretecida com analepses que ajudam a caracterizar as personagens e a marcar o tom (negro) da obra, sem resvalar para o pastiche ou o cliché, algo demasiado frequente neste tipo de livros.
             
Tal como em inúmeras histórias de banda desenhada, Albano e Augusto começam por ser melhores amigos, até que se dá a ruptura e a amizade dá lugar a uma rivalidade que transcende as leis da natureza.
              
Balizando-me nas minhas leituras, Augusto trouxe-me à memória outra personagem memorável, Heathcliff, de ‘O Monte dos Vendavais’, pela sua obstinação e orgulho, e pela sua obsessão encarniçada que ultrapassa a fronteira entre a vida e a morte.
              
Um livro excelente, para ser lido em qualquer altura do ano, não obstante o título.

Opinião de António Bizarro, autor da Trilogia Cidade da Indústria, com os títulos: O longo caminho de regresso, O motor do caos e da destruição e O desejo e outros demónios
19.12.2018