A Ironia e a Paródia Como Mecanismos de Subversão na Obra de Mário de Carvalho

Natália Constâncio

Comprar na WOOK
sinopse
Partindo do romance matricial (ou palimpséstico) que é O Livro Grande de Tebas, Navio e Mariana, de Mário de Carvalho, Natália Constâncio investiga a teia de articulações temáticas visíveis entre os livros do autor em estudo. Neste âmbito, analisam-se os elementos que reflectem a intertextualidade entre as diversas obras, podendo surgir como indícios de subversão, pela utilização dos mecanismos da ironia e da paródia. Confronta-se, ainda, o papel do escritor e o do historiador e a (im)parcialidade com que ambos encaram e (de)formam os factos históricos.
Natália Constâncio
Natália Constâncio nasceu em Moçambique e cresceu em Freixo de Espada-à-Cinta. É Doutorada em Estudos Portugueses, com a tese Subversão e Paródia na obra de Mário de Carvalho (2012) e inves-tigadora do I . E . L . T . Tem vários trabalhos sobre o autor, como "Humanos, Animais e Seus Iguais: Epítome de Uma Morte Anunciada, em Mário de Carvalho", publicado em Falas da Terra no Século XXI (Esfera do Caos Editores, 2011), Ruínas e Incertezas em Um Deus Pas-seando pela Brisa da Tarde, de Mário de Carvalho (Colibri, 2007) e Paixão, Aleivosia e Morte em O Conde Jano, de Mário de Carvalho (Apenas Livros, 2004). Tem publicado folhetos de cordel na Editora Apenas Livros, como B.I. da Criação do Mundo (2004) e B.I. de Nossa Senhora (2011), entre outros. É autora dos livros A Súplica de D. Pedro (Chiado Editora, 2014) e Inês, a Fada-Boneca (Chiado Editora, 2015), com o pseudónimo Dulcineia. Atualmente é docente nos ensinos básico e secundário.

O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades. É o formato standard.

Formato do ficheiro: epub
Ano de edição ou reimpressão: 2017
Editor: Coolbooks
ISBN: 978-989-766-137-2
Idioma: Português


O eWOOK é um sistema de leitura cuja tecnologia permite a leitura do ebook em qualquer dispositivo com browser (PC, iPad, iPhone, tablets e smartphones android, etc.) sem necessidade de efetuar o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o ebook ficará disponível na sua biblioteca digital.
No primeiro acesso ao ebook, necessitará de ligação à Internet. A partir desse momento, o ebook ficará disponível em modo offline, podendo ser lido em qualquer lugar e em qualquer equipamento, mesmo sem ligação à Internet.
Antes de efetuar a compra, a única coisa que necessita de validar é se o se o seu browser é ou não compatível. 

Browsers compatíveis:



Atenção: o browser Internet Explorer não é compatível com o eWOOK Reader.

Para saber mais sobre o eWOOK Reader, clique aqui.

Todas as marcas e logótipos comerciais, acima indicados, pertencem aos seus respetivos proprietários.