Microcosmos humano

Vânia Mesquita Machado

Comprar na WOOK
sinopse
Microcosmos humano é uma obra ficcional, fortemente inspirada nas próprias vivências da autora. A protagonista é uma mulher de quarenta anos, pediatra e mãe de três crianças, mas não será difícil para o leitor identificar-se com a sensação de impotência e de cansaço perante um dia a dia extenuante, cenário vulgar das rotinas presentes na nossa sociedade, assolada por uma crise económica que teima em nos parasitar. Neste contexto, mesmo os mais corajosos correm o risco de sucumbir ao desânimo.

Através de uma viagem num divã de psicoterapia, Lídia faz um balanço do que foi e é atualmente, esboça um novo projeto de futuro e acrescenta à análise da sua vivência pessoal uma reflexão humanista sobre o sentido da existência, o percurso das pessoas nos seus microcosmos e a interação entre elas, numa dinâmica de causalidade em dominó.

E, no final da viagem, o reconhecimento dos nós que desatara, das mudanças de padrões que a impediriam de voltar a cair neles.

"A viagem chegara a um destino, podia regressar agora à sua vida exterior e continuar a viver."
Vânia Mesquita Machado
Vânia Mesquita Machado nasceu em meados de um verão quente de 1973, bons tempos idos em que as estações do ano se portavam bem.
Brincava com letras lado a lado com bonecas, nos intervalos dos passeios de bicicleta na rua, quando as ruas eram seguras como os recreios da escola.
Menina de óculos na ponta do nariz, saboreou primeiro muitos livros de histórias e depois também os de estudo nos anos de liceu e no longo curso de Medicina, escolhido pelo gosto assumido pela biologia e para conhecer melhor a natureza humana por dentro e por fora. Fez Erasmus em Ghent, na Bélgica, onde viveu alguns meses numa residência universitária e conviveu com estudantes espanhóis, italianos e gregos. Nos anos que se seguiram, estagiou no Hospital de São João, no Porto, onde se especializou como pediatra, na esperança de acompanhar meninos que cresciam saudáveis e de ser útil aos que adoeciam.
Entretanto, ainda houve tempo para casar e realizar o sonho de ser mãe através de uma menina e de um menino, aos quais se juntou o terceiro filho anos mais tarde, tese do seu doutoramento em gestão de família numerosa, para ter a casa bem desarrumada e cheia de risos, o coração coberto com a alegria que só as crianças sabem coser nas mantas de retalhos garridas, feitas pelos filhotes e pelos meninos de quem ia auscultando os corações acelerados com passinhos de vida pelos tubos do estetoscópio. Houve tempo para viagens, para cantar, para pintar, a arte sempre à flor da pele ou guardada num jardim silvestre da alma. E para um exame de Alergologia em Londres, prestando provas sobre os seus conhecimentos sobre asma na criança.
Faltava no entanto alguma coisa. O desafio da página em branco, que durante a juventude enchia de rabiscos de rimas, chamava-a repetidamente para um ensaio de voo atrevido, asas que esvoaçavam entre frases de histórias, o prazer descoberto em tricotar personagens. Microcosmos Humano é a sua obra caloira, primeira expressão da sua escrita, traduzindo um desejo pessoal concretizado nas páginas de papel digital.
Germinado o bichinho da escrita, pretende agora deixá-lo crescer à solta pelos campos da sua vida, produto de agricultura biológica livre de pesticidas, para que a inspire com a mesma criatividade em obras futuras.
Outras obras do autor
Ano de edição ou reimpressão: 2017
Editor: Coolbooks
ISBN: 978-989-766-112-9
Idioma: Português
Número de páginas (estimadas): 136