O quarto da mãe

Sérgio Mendes

Comprar na WOOK
sinopse
Eu sei que a mãe está doente. Às vezes, grita e dá murros no teclado, fala sozinha na varanda. Eu sei que faz isso por ter sofrido muito em Leninegrado. Ela disse-me que comia gelo e sementes que apanhava no pátio. Disse-me que perdeu o pai e a mãe naquele inverno.

O meu pai fugiu para França, levou a G3, mas envia-nos dinheiro todos os meses. A mãe deixou de dar aulas de piano e não faz de comer. Levanta-se depois do meio-dia e eu nunca ouço a porta do quarto a abrir. Fecha-se na casa de banho e aparece tal e qual como no dia anterior, vestida com madeixas louras e sem o meu sorriso. A mãe tem as coxas e os braços cheios de negras. Não dizemos bom-dia nem ela diz o meu nome. Senta-se de cócoras diante da janela grande da sala e fuma o primeiro cigarro da manhã. Fica sentada a olhar os campos e os choupos e eu olho-a atrás das duas portas vidradas. Se ela começa a chorar ou a tossir pelo fumo que lhe esconde o rosto, começo a correr pela alcatifa e peço-lhe:
– Mãe, vamos comprar pão.
Ela levanta-se, abre a bolsa para contar o dinheiro e vamos de mãos dadas até à pastelaria, atravessando jardins floridos de cardeais e amores-perfeitos.
Sérgio Mendes
Sérgio Mendes nasceu em 1974. Cresceu em Guimarães, no meio dos livros de poesia e filosofia do pai, nas florestas e campos da aldeia da avó materna. Estudou Física e escreveu poesia durante a maior parte da sua vida, até ao dia que teve um sonho com Sophia. Tem duas filhas, Margarida e Sofia, com quem vive na Maia.
Outras obras do autor

O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades. É o formato standard.

Formato do ficheiro: epub
Ano de edição ou reimpressão: 2018
Editor: Coolbooks
ISBN: 978-989-766-157-0
Idioma: Português
Número de páginas (estimadas): 212


O eWOOK é um sistema de leitura cuja tecnologia permite a leitura do ebook em qualquer dispositivo com browser (PC, iPad, iPhone, tablets e smartphones android, etc.) sem necessidade de efetuar o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o ebook ficará disponível na sua biblioteca digital.
No primeiro acesso ao ebook, necessitará de ligação à Internet. A partir desse momento, o ebook ficará disponível em modo offline, podendo ser lido em qualquer lugar e em qualquer equipamento, mesmo sem ligação à Internet.
Antes de efetuar a compra, a única coisa que necessita de validar é se o se o seu browser é ou não compatível. 

Browsers compatíveis:



Atenção: o browser Internet Explorer não é compatível com o eWOOK Reader.

Para saber mais sobre o eWOOK Reader, clique aqui.

Todas as marcas e logótipos comerciais, acima indicados, pertencem aos seus respetivos proprietários.